Sobre a cura

A vida fica mais leve quando a gente se dá conta dessa nossa liberdade de sair da mesa no meio do jantar. Que me perdoem a indelicadeza, mas não vou esperar até me empanturrar do que não me faz bem. Eu gosto dessa sinceridade minha comigo mesmo, essa proximidade com a intuição que não me deixa escolher o caminho tortuoso. Ouvi dizer uma vez que é preciso aprender a apreciar a beleza do efêmero, porque a vida é feita de momentos. Pensei sobre isso enquanto conversávamos na varanda.

Queria ter escrito antes sobre isso, mas não tinha na ponta dos dedos as palavras pra concretizar essa (in)sanidade. Parei de me cobrar em excesso quando entendi que não é preciso se livrar dos defeitos, mas apenas suportá-los: os próprios, os do outro é uma escolha. Tenho sido tão inédito pra mim, é tudo tão novo, que sinto vontade de me apresentar mais uma vez. 

Eu desejo que você consiga sorrir com o coração. A mais pura essência da felicidade cabe num pequeno frasco coragem; pra viver, guardar na bagagem o que ainda serve e entregar o que não cabe mais. Eu sei que te falando nesse tom de voz parece ser fácil, mas não posso deixar de te dizer que esse também é um processo. Talvez beber mais um gole e chá ajude a deglutir a premissa de que jogar sementes no cimento não fará nascer um jardim. Senta mais perto, puxa mais um trago e eu te conto um conto. 

A verdade é que eu nunca fui bom com pontuações, sempre confundindo vírgulas com pontos finais: onde é a pausa pra respirar? Recitando poemas, vendo tudo em quadrado, o trânsito fluido e o coração batendo atento. Eu disse que não tenho comido carne e você lembrou que mesmo assim continuo no topo da cadeia alimentar. Fiquei surpreso, porque gosto recitar poemas para os pássaros do vizinho.

Escrevi tanto pra dizer nada. Não entenda como soberba mas não há nada pra ser entendido. Pra que perder tempo tentando entender quando vale mais sentir? Olha aquela constelação, parece formar a primeira letra do meu nome, consegue ver? Se apagar as luzes, o céu vai estar ainda mais estrelado. Quer tentar?

Comentários

Postagens mais visitadas